24 agosto, 2012

Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James



Autor: E.L. James
Páginas: 480
Editora: Intrínseca
Ano: 2012

Quando Anástacia Steele faz um favor para uma amiga doente, e embarca numa entrevista embaraçosa cujo entrevistado ela não sabe nada, Ana conhece o poderoso e bilionário Christian Grey.

Ana é uma garota inocente e desajeitada que jamais poderia imaginar conseguir atrair Grey, um homem misterioso e absurdamente atraente que poderia ter quais mulheres desejasse.

Christian Grey (ou Sr. Grey, como prefere ser chamado) atrai a atenção de todas as mulheres por onde passa, e sabe muito bem disso. Consciente de seu charme e sua beleza esmagadora percebe como afeta Ana e tira proveito disso para conseguir dela o que deseja, ou ela, pra ser exata. O que Christian não poderia prever é como se sentiria sobre ela.

Prestes a se formar na faculdade, Ana não adentra apenas no mundo do trabalho, mas também em mundo sadomasoquista, onde as escolhas erradas podem machucar. Muito.

Esse foi só um breve resumo, mas o que mais eu poderia dizer sobre um livro que se trata basicamente de sexo? Porque sim, “Cinquenta Tons de Cinza” tem MUITO sexo masoquista. Na verdade, a autora quase sempre encerra os capítulos com uma cena de sexo, fazendo com que não reste muito conteúdo e nem história. Muitos segredos e mistério ainda rondam os personagens, mesmo no fim, o que seria um bom impulso para uma continuação melhor da história. E espero que seja mesmo.

Só li “Cinquenta Tons de Cinza” porque estava curiosa para saber como um livro com um tema em que se predominava o sexo masoquista seria. E bem... acabou que se tratava basicamente disso. Na verdade, certas partes do diálogo realmente chegaram a me chocar e eu não sou de se surpreender tão fácil assim.

A história que foi escrita por E. L. James, uma fã de Crepúsculo, era inicialmente uma fanfic, justamente sobre Crepúsculo. No começo do livro eu não achei nada parecido com Crepúsculo, mas quanto mais eu lia, mais eu achava pequenas semelhanças, principalmente com os personagens principais. Ana é desajeitada, tímida, desastrada, teimosa e não tem consciência alguma do efeito que causa nos homens, exatamente como Bella. Ela até fala enquanto dorme! Christian é de fazer tremer as pernas de qualquer uma e aquecer os corações mais frios. No início, mesmo contra a vontade, ele dizia para Ana ficar longe dele ou ela acabaria se machucando, exatamente como Edward avisou Bella, com o intento de protegê-la.

Mas acho que as semelhanças param por aí. Christian não é nenhum príncipe encantado (então se está esperando isso, desista). Ele é possessivo e tem um passado sombrio e misterioso, e suas tendências masoquistas ocorreram por alguma razão, o que só o torna mais difícil de decifrar. Para falar a verdade, não encontrei muitas características boas no Sr. Grey. Talvez o que ele faça no quarto de jogos (se é que me entende) tenha me chocado tanto que criei certo preconceito sobre ele. Mas o que não se pode negar é que ele seja lindo, podre de rico e trabalhador, afinal, não se consegue tanto dinheiro de bandeja.

Entretanto, entre ele e Anástacia, com certeza prefiro ele! Ana tem uma mania irritante de fazer suas escolhas e se arrepender logo depois, então lá está ela chorando! Pelo menos, Christian, desde o começo mostrou o que ele queria e em que termos. Por falar nisso, há um contrato de confidencialidade em que Grey apresenta os termos dele para conseguir manter uma relação com Ana, uma relação de dominante e submissa. As preferências, funções, palavras de segurança, exigências, limites, tudo imposto em um contrato enorme para que os dois tenham uma relação “saudável”, o que é bem irônico e me dá vontade de rir.

Falei tanta coisa que nem sei como encerrar, mas tenho uma dica pra quem quer ler. Leia com a mente aberta, disposta e sabendo que VAI encontrar de tudo em “Cinquenta Tons de Cinza”. Perfeito pra quem deseja ler um livro bom sem uma grande trama, mas com mais... cof cof interação entre os personagens. 
Carla Pereira:
"18 anos e possível futura escritora. Tenho uma pequena queda por garotos de olhos puxados e uma queda ENORME por Ian Somerhalder. Recentemente me tornei fã de Star Wars, e tenho sérias dúvidas sobre ser a única a gostar de Jar Jar Binks. Apaixonada pela França e o Japão, tenho certeza que nasci no país errado. Meus planos para o futuro envolvem fazer uma mochilão pela Europa e tentar não ser esquartejada por estranhos enquanto isso... Pois é, já falei que também sou apaixonada por filmes de terror?"

12 comentários:

  1. Com mais cof. cof. inteação com os personagens... Rashei aqui...

    Puts sucesso mundial esse livro, é porque tem algo de bom neh...
    kaoskaos

    ótima resenha..
    beijos

    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Necessito ler esse livro, meu corpo pede.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Muito em breve pretendo ler Cinquenta Tons de Cinza. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É incrível o que vou dizer.. Mas estou com uma queda pelo Sr. Grey!(kkk)
    Parabéns pela resenha, ficou muito boa.
    (E tem razão tem de ter uma mente aberta para aceitar este livro)

    ResponderExcluir
  5. carla entra neste link:http://www.leiturasefofuras.com.br/search?updated-max=2012-08-06T20:03:00-03:00&max-results=3&start=12&by-date=false

    fique atenta no topico LUXÚRIA | QUAIS OS ATRIBUTOS QUE VOCÊ ACHA MAIS ATRAENTE EM PERSONAGENS MASCULINAS OU FEMININAS?

    e me diga se esse cara ñ e perfeito como travis "cachorro louco" Maddox rsrsrssrsr

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Só mesmo você pra ficar procurando essas coisas, Ana!
      Mas eu vi e Ulá-lá-lá, ele é perfeito! XD

      Excluir
  6. Que coisa mais fofa é essa classificação? me apaixonei kkk!
    Quero muito ler esse livro e tirar as minhas próprias conclusões pq já vi resenhas que o classificam como péssimo e outras como favorito, enfim, preciso ler e decidir não é? haha;
    Adorei aqui, to seguindo :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Esse livro realmente vai do gosto de cada um! Comigo ficou no meio termo. rs
      Bem vinda! :)

      Excluir
  7. kkkkkkk Cof cof foi ótimo! Adorei kkkk
    Mas, sinceramente, você me desanimou... Pensei que essa estória fosse mais grandiosa, pelo sucesso que ganhou. Não me surpreendo mais com cenas de sexo explícito em livros, mas tem que ter uma boa história envolvida e algo que dê um enfoque para outras partes - se é que você me entende rsrs - de um relacionamento.
    Enfim, Carla, como sempre, adorei sua resenha! Ainda quero ler Cinquenta Tons de Cinza, mas já foi jogado mais para o fim da minha lista kkkk

    Grande abraço menina!
    Muito sucesso para você, a Bia e a Van...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br

    Cof cof kkkk

    ResponderExcluir
  8. tenho muuuita votnade de ser esta trilogia, mas fico meio assim pelas cenas que tem nesse livro, nao acho q vai ser algo mto... puritano... hahaha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente "Cinquenta Tons de Cinza" não tem nada de puritano!
      A Bella (quer dizer, Anástacia) quis se fazer de inocente no início, mas assim como a Bella ela tem uma personalidade "tarada" dentro dela. XD

      Excluir
  9. Quando peguei o nome desse livro acabei formando uma opinião e, com o passar do tempo ainda não li esse livro mas acada resenha que leio tenho uma visão nova e mais sombria o livro.
    Parabéns pelo post adorei seu sarcasmo sobre o livro :)


    http://blogdohalass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada