23 agosto, 2012

Garotas de vidro – Laurie Halse Anderson


A verdade nem sempre é o que enxergamos.


O que começou como uma aposta entre amigas logo vira um problema quase que sem solução. A obsessão pela magreza, os problemas na família, uma morte inesperada.
Assim é a vida de Lia, que tinha tudo para ser uma garota normal e feliz, mas que se deixa levar por um transtorno psicológico e passa a desejar apenas uma coisa: um corpo zerado de gordura.
Cassie, a menina que foi sua melhor amiga durante tantos anos, morreu em um quarto de motel… sozinha. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Lia não a atendeu nenhuma vez.
E é esse fato que desencadeia outra vez a neura para emagrecer, não que isso alguma vez tenha parado de acontecer, mas agora nada parecer ser uma barreira para o “não fazer”. Lia tem que lutar contra os fantasmas que entram na sua vida, antes que seja tarde demais.
Garotas de Vidro é livro realista, forte, sombrio e que tem a intensão de chocar o leitor. Sim, é assim que você se sente em grande parte da narrativa, chocado.
Lia tem problemas familiares, seus pais são divorciados, é impossível passar cinco minutos com a mãe sem com que as duas comecem a gritar e ela passa grande parte do tempo cuidando dos seus pacientes e não vê os problemas de sua filha, seu pai é um escritor ocupado demais e não enxerga os problemas da garota.
Um dos pontos que mais toca no livro é que a autora deixa bem claro que para ajudar Lia não era preciso muito. Apenas um olhar. Não era apenas enxergar, era ver tudo o que se passava com Lia sem que fosse preciso o uso das palavras. Basta realmente querer ver e ajudar.

Tiro meu braço da água. É um tronco. Eu o coloco debaixo d’água e ele se incha e fica ainda maior. As pessoas veem o tronco e me chamam de vareta. Berram comigo porque eu não consigo ver o que elas veem. Ninguém consegue me explicar porque meus olhos funcionam de um jeito diferente. Ninguém consegue impedir isso.

Quando nos deparamos com um tema tão forte como esse a primeira coisa que nos vem a cabeça é “por que alguém faria isso consigo mesmo?”. A resposta vem de modo arrebatador.

Por quê? Você quer saber o por quê?
Entre em uma cama de bronzeamento artificial e fique fritando lá por dois ou três dias. Depois que a sua pele está coberta de bolhas e começa a descascar, role em sal grosso, e então coloque uma peça única que cubra o corpo todo, trançada com fibra de vidro e arame farpado. Por cima de tudo isso vão suas roupas normais, contanto que sejam justas.
Fume pólvora e vá para a escola para pular por dentro de aros, se sentar, pedir e fingir de morta quando mandam. Escute os sussurros que se enrolam em sua cabeça à noite, te chamando de feia e gorda e vaca e biscate e o pior de tudo: “uma decepção”. Vomite e passe fome e se corte e beba porque você não quer sentir nada disso. Vomite e passe fome e se corte e beba porque você precisa de um anestésico, e funciona. Por um tempo. Mas então o anestésico vira veneno e a essas alturas é tarde demais porque você esta seguindo essa estrada diretamente para a sua alma. Você está apodrecendo e não consegue parar.
Olhe no espelho e veja um fantasma. Escute cada batida do seu coração gritar que tudoabsolutamentetudo está errado com você.
 “Por quê?” é a pergunta errada.
Pergunte “Por que não?”.

E se esses trechos não foram o suficiente para te fazer ficar, ao menos, incomodado, leia o livro.  
Apesar de ser uma leitura difícil você não consegue parar de ler. Começamos a imaginar os mais deferentes finais para Lia, mas o que não sai da nossa mente é: Se ela não parar agora, vai morrer!
Laurie H. Anderson tem uma narrativa meio poética, lírica. Em muitos momentos ficamos tão aflitos com a situação da Lia que temos que parar um pouco e respirar, e é ai que percebemos que essa é a realidade de muitos, e está mais perto de nós do que imaginamos.

E é assim que encerro essa resenha. Sem piadinhas ao longo do texto, sem um sorriso no rosto, apenas com um sentimento de sufoco e um último quote para finalizar.

- Você não está morta, mas também não está viva. Você é uma garota gelada, Lia-Lia, presa entre dois mundos. Você é um fantasma com um coração que bate. Logo você vai cruzar a fronteira e ficar comigo. Estou tão empolgada. Tenho tanta saudade

5 Nyans para o livro!

-Resenha por Bia Silaman

6 comentários:

  1. Esse é um livro que tenho muuuita vontade de ler.
    Esse negócio de chocar o leitor com esse tipo de tema desperta muito meu interesse, pq é o tipo de livro, com tipos de transtornos psicologicos, que nos fazem refletir muito, né?
    Ain que sofrimento. rsrsrs
    To doida por esse livro!
    Parabens pela resenha!

    Vou tentar encaixar na minha proxima compritcha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. NOOOOOSSAAAA! Bianca, minha amiga Bianca, como eu te disse, eu nunca me interessei por esse livro - apesar de achar a capa dele linda -, eu não me interesso muito por esse tipo de tema, mas do jeito que você falou dele estou NECESSITANDO URGENTEMENTE lê-lo! Parece ser muito bom, mas à sua própria maneira, afinal, não é uma história "feliz". Deve ser diferente de tudo que se tem costume de ler, uma história perturbadora. Eu querooooo!!!!
    Meus sinceros parabéns pela resenha. Simplesmente MARAVILHOSA! Adorei!
    Aguardando a próxima *--*
    Abraçoooos...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muitos dizem que é um livro muito forte, mas eu quero muito ler 'Garotas de Vidro', acho que isso até desperta mais curiosidade em mim. Parabéns pela resenha ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler, parece muito bom =)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um desejado de certa data. Sou louca por ele desde a primeira resenha. Aliás, desde que via capa, quando via resenha e descobri que era completamente diferente do que eu imaginava, fiquei ainda mais afim.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou loca neste livro!

    Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    Tudo lindo!

    Beijjokas

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada