20 julho, 2012

O céu está em todo lugar - Jandy Nelson

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."


Lennie Walker nunca foi a estrela de sua própria vida. Para ela, sua irmã, Bailey, era o sol que sempre iluminava todos. Mas após a morte de Bailey, Lennie se torna a atriz principal. Lançada ao centro de sua própria vida, Lennie consegue aquilo que apenas seus livros lhe propiciaram. Amor. O que ela não sabia é que viria de dois garotos. E as últimas pessoas que ela imaginou que poderia ter.
Um é Joe Fontaine. O novo aluno que veio da França. O novo astro da banda da escola, que toca como um sonho. Não importa o que acontença, Joe está sempre sorrindo, como se não houvesse tristeza no mundo. A alegria dele contagia Lennie e com ele, ela está sempre sorrindo.
"... Seja lá o que ele for, é contagioso. Antes que me dê conta, estou imitando o seu sorriso do tamanho dos Estados Unidos, unindo-os ao Havaí e Porto Rico. Devo estar parecendo a 'enlutada alegre'." Capítulo 2, página 20.
Do outro lado está Toby Shaw, namorado de Bailey. Ele é o único que entende sua tristeza, é a quem Lennie pode contar como realmente se sente, é ao seu lado que ela pode chorar quantas vezes quiser.
Aos poucos, Lennie tem que aprender como viver sem Bailey, a encontrar sua própria melodia e decidir quem a ajuda a tocar sua vida como deve ser.
Ok, primeiro pensamento que você tem quando lê que a Lennie está pegando o namorado da irmã morta dela? "Ela é uma puta" pensamento informal, claro. Pensei isso durante boa parte do livro, mas no fim acabei superando meu preconceito.
A Lennie é muita direta, por assim dizer. Os pensamentos dela são muito claros. Na hora de escrever um livro em 1ª pessoa, muitos autores "editam" os pensamentos das personagens. Acredito que se você quiser escrever sobre uma personagem de 16 anos, deve saber o que ela pensa, e o ritmo dos pensamentos dela. Na minha opinião, Jandy Nelson encontrou a sintonia perfeita para criar Lennie. O modo como ela ri nos momentos mais inoportunos e as besteiras que ela pensa nos lugares mais inconvenientes, acho que descreve muitos adolescentes.
"Ele toca meu braço de uma forma amigável e fraternal ao passar, o que me deixa à vontade; talvez os rapazes tenham ereções o tempo todo, sem razão alguma - não sei absolutamente nada sobre as regras básicas do endurecimento do pênis. Só beijei três caras, então não tenho experiência alguma com rapazes da vida real, mas sou especialista dos que vivem em livros, especialmente Heathcliff, que não tem ereções. Espere, agora que pensei nisso, ele deve ter ereções o tempo todo na charneca com Cathy . Heathcliff deve ser totalmente o maníaco das ereções." Capítulo 5 , página 54. Exemplo de adolescente com hormônios em excesso. XD
E claro, tem o bônus da Lennie expressar seus sentimentos em poemas, histórias e conversas que teve com a irmã, os quais ela espalha por qualquer lugar... E são encontrados por uma certa pessoa, mas não vou dizer quem é.
Meu personagem preferido é o Joe. Ele é a personificação da fofura, mas também sabe ser bem rancoroso e vingativo quando quer.
O tio Big maconheiro da Lennie e a vó são super divertidos, malucos e impossíveis de se gostar. Essa é uma boa descrição da vovó Walker:
"... É óbvio que Joe e Marcus foram enfeitiçados por ela. É bem provável que conseguiria fazer com que eles roubassem um banco por ela." Capítulo 12, página 140.
Apesar da morte e perda serem um tema frequente nesse livro, "O céu está em todo lugar" ainda consegue ser hilário e encantador.

4 nyans para o livro.


- Resenha por Carla Pereira.

14 comentários:

  1. Olá!!!
    Eu adorei esse livro!
    Também gostei muito de Joe ^^
    E achei a família de Lennie realmente muito divertida, para mim, foi uma leitura encantadora!!!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor....
    Adoreiii a resenha. Não conhecia muito desse livro, e parece ser ótimo. Fiquei com vontade de ler, são tantos na fila de espera. rsrs

    Beijooos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  3. oi Flor... amei a resenha!!!
    Não tinha lido a respeito deste livro, e você me deixou com curiosidade de ler. rs

    Beijoos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já li o livro e ele não me impressionou tanto assim. É lindo, a capa é linda e os bilhetes por dentro. Mas eu achei tão tão cansativo. A escrita da autora é ótima, mas eu não consegui gostar da estória, mesmo o final sendo lindo,

    Beijos,
    http://leianoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo foi um pouco cansativo para mim também, mas no decorrer da história eu peguei o ritmo e não larguei até terminar. E também achei o final bem lindo. *-*

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha! Já li O Céu Está em Todo Lugar e amei! Ele é perfeito! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro recentemente e AMEI! Sério, se tornou um dos meus favoritos e nem sei mais o que falar dele. Amei Lennie, Joe, a família sem pé nem cabeça dela, Sarah, Bailey... Me apeguei a todos eles. É realmente lindo como Jandy Nelson conseguiu SER uma menina de 16 anos, né? Sem mais, eu amei esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Ah eu estou com tanta vontade de ler "O Céu Está Em Todo Lugar"
    Vi seu recado no Skoob e aqui estou! ;)
    Parece uma história triste mas muito divertida tbm!
    Adorei sua resenha, verdade o primeiro pensamento q passa na nossa cabeça ao saber q ela tá afim de dois meninos e um é o namo da irmã morta é : Puta! rsrsrsrs Mas eu até entendi pq ela se envolve com ele, afinal os dois sentem falta da irmã ;/

    Com certeza é um livro q vou ler! E espero q seja logo ;)
    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  8. Ooooi :)
    Esse livro é... perfeito, na minha opinião. Ele veio parar nas minhas mãos na hora ideal e eu o li como se não houvesse amanhã! Foi uma terapia completa e cada atitude da Lennie eu conseguia entender! Eu amei demais esse livro e tenho muita vontade de ler de novo só para curtir de novo cada página, tentando ver agora como leitora só mesmo, porque quando li a primeira vez me senti parte da história :) rs. em todos os sentidos!

    Beijos, Nanda
    julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ja vi muuitas resenhas deste livro e aca resenha eu fico mais e mais ansiosa para le-lo!
    parece otimo! :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, vim fazer uma visita e dizer que tem um Meme pra você lá no meu blog, dê uma olhada e participe: http://mondarikc.blogspot.com.br/2012/07/primeiro-meme.html#more
    Acho que esse livro me agradaria, botei na lista de leitura. Será se vou gostar? Tenho quase certeza que sim, as resenhas sobre ele são ótimas e me deixam muito ansioso.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, finalmente consegui vir aqui comentar.
    Eu não sou muito fã de livros de romance assim, mas as críticas que eu li sobre ele me despertaram a curiosidade de ler, principalmente a parte que a Lennie escreve poemas e tal, gosto de personagens assim.

    Beijos, boa semana
    Tatha
    http://guardadonobau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que fofos os nyans! Não sou de gostar de livros romanticos assim, mas esse livro tem recebido umas criticas bem interessantes. Gostei da idéia.

    Gente, o banner andou mudando? Ele ficou sem aparecer no blog e agora ele está pequenino. Tudo certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!
      Que bom que gostou da resenha.

      Para todas nós não aparece erro algum com o banner, não mexemos em nada! Será que o problema não é no seu navegador? Qualquer coisa nos mande um e-mail e veremos o que há de errado.
      Obrigada

      Excluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada