12 julho, 2012

Dezesseis Luas - Beautiful Creatures #1 - Kami Garcia, Margaret Stohl

“Dezesseis Luas” foi um livro que de cara me chamou atenção, fiquei namorando o livro por meses antes de finalmente comprá-lo e, no fim, tive uma das maiores decepções de todos os tempos. Tudo bem, admito, a história não é ruim e provavelmente a culpa foi minha por ter expectativas muito altas – o que geralmente é uma péssima coisa para ser ter sobre um livro –, mas o que me deixa furiosa é que a trama tinha todos os elementos para ser uma ótima história e não é.
O livro é narrado por Ethan Wate, um garoto de dezesseis anos que mora em Gaitlin, uma cidadezinha do Sul dos EUA, onde todos se conhecem e nada de diferente parece acontecer, até que tudo muda com a chegada de Lena Duchannes, a sobrinha do estranho e assustador Macon Ravenwoond – o recluso da cidade.
Desde que a mãe de Ethan morreu, ele vem tendo o mesmo sonho esquisito com uma garota que ele sabe que precisa salvar, mesmo nunca tendo visto o rosto da garota dos seus sonhos, Ethan tem certeza que ela é Lena. E como não podia ser diferente os dois se apaixonam, mas o relacionamento deles é complicado já que Lena assim como o tio não é aceita pelos moradores da pacata Gaitlin. Amma – a governanta supersticiosa que sempre cuidou de Ethan – e Macon também não querem que os dois fiquem juntos, pois Lena, assim como toda a sua família, é uma Cojugadora – uma espécie de bruxos/feiticeiros, chame como quiser – e graças a uma maldição que vem assombrando sua família por gerações, quando fizer dezesseis anos (daí o título do livro) Lena será invocada pela Luz ou pelas Trevas, o que mudará sua vida completamente, afetando inclusive os seus sentimentos por Ethan.
Por ser narrado por um garoto você pode cometer o mesmo erro que eu e pensar que o livro vai está livre de todo aquele lengalenga: “será que ele me ama também?”, “ai, eu não posso ficar dois segundos longe do meu namorado ou vou morrer de depressão”, doce engano!, Ethan é um saco como protagonista, todo o papinho de menino incompreendido não me convenceu de jeito nenhum. Lena foi outro personagem que ganhou minha antipatia de cara, ela precisa mesmo ficar sempre choramingando pelos cantos?
O “cenário assustador, a maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..." que a sinopse promete é completamente ofuscado pelo romance desgastante e personalidade sem sal dos protagonistas. A graça fica mesmo com os personagens secundários, a família de Lena, Link o amigo bobão do Ethan, o misterioso Macon e as maluquices da Amma – que se tornou meu personagem preferido –, foram o que me fizeram chegar ao fim do livro.
“Dezessete Luas” foi lançado já tem algum tempo pela Galera Record, e como eu sou brasileira e não desisto nunca, espero que essa continuação seja melhor que o primeiro volume da série.

3 Nyans para o livro

Resenha por Vanessa Freitas

18 comentários:

  1. este livro tem uma capa muito linda

    ResponderExcluir
  2. eu simplesmente adorei esse livro,Dezessete Luas também é muito bom,e a série vai virar filme sabia?!Espero que você goste mais da continuação.beijos.

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gostei do livro, mas esperava mais! Quero muito ler a continuação pra ver se as minhas expectativas vão ser superadas. .
      Sabia sim, gostei bastante da atriz que escolheram pra fazer a Lena, só não sei se consigo imaginar o Jack O’Connell como Ethan, pra mim ele sempre vai ser o Cook de Skins.

      Excluir
  3. Oláaa!
    Primeiro: AMEI o nome do seu blog, kkkkkkkkkk! *-* muito criativo!
    Agora sobre o livro né... Poxa, eu tinha muita muita muita vontade de ler Dezesseis Luas e tinha quase certeza que ia gostar, mas a sua resenha já não é a primeira que eu vejo de gente se decepcionando e exatamente por esse motivo do romance... Poxa, realmente já ta batido né? Gente triste, deprimida e um romance fadado ao fracasso, hasoehaosiehoasihe. é muito mela mela no livro e realmente pode acabar com uma boa história, rs. Espero que curta mais o próximo livro! xD

    Beeeeijos, Nanda
    www.julgueepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *--*
      Eu acho que vale a pena você ler e livro e tirar suas próprias conclusões, porque vai de gosto. Como eu estava esperando algo mais voltado pro mistério, uma história mais sombria, acabou não foi tuuudo aquilo que eu imaginava, mas você pode gostar =D

      Excluir
  4. Ola eu também não gosto de romances assim, já deu né o povo tem que inovar hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  5. A capa dele é perfeita, sobre o conteúdo nao tenho o que falar. Só o que ouço. Uns falam bem, outros mal, e no skoob tem um bom ranking, só me resta pagar pra ver :D

    beijos

    http://tematoa.blogspot.com.br/

    estou seguindo seu blog, visita o meu la tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é realmente linda mesmo, e a capa da continuação é ainda mais linda *--*

      Excluir
  6. Comigo foi ao contrário, fiquei com mini preconceito com este livro, mas tive oportunidade de ler ele e me joguei. Eu adorei o livro, concordo com a parte depressiva dos protagonistas, mas adoro os personagens secundários da historia. O começo do livro eu achei bem entediante, tanto que demorei para engrenar na leitura, mas depois peguei gosto. Amo as tias caducas, o Link e a Amma. A parte da comunicação entre o Ethan e a Lana é muito fofa.
    Li logo em seguida o Dezessete Luas e Amei igualmente, acho que as autoras acertaram a mão no segundo. Estou esperando o lançamento da continuação para ver o que acontece.
    Eu acho que o livro pode ou nãe ser bom, vai de como você esta no momento e absorve aquela historia.
    Adorei seu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo os personagens secundários. . Eu li algumas resenha de Dezessete Luas, e espero gostar mais, mas não estou criando muita expectativa pra não me decepcionar novamente =D

      Excluir
  7. Olha, pela sua descrição perdi um pouco a vontade de ler. Estava que nem você, namorando ardentemente o livro, mas é, né. Se for desse jeito, acho que prefiro ficar só a admirar a capa.

    Por favor, senhorita

    ResponderExcluir
  8. Hun... Realmente quando vemos uma resenha que não fala muitas coisas boas, pelo menos eu, perco toda a vontade de ler. Mas eu já não tinha vontade mesmo! rs

    Convido-lhe a visitar o Lar da Escriturária. Deixe seu comentário com sua opinião e se gostar do conteúdo siga à vontade. Eu mesma só sigo os blogs que gosto muito e quando isso acontece virou uma 'comentadora' fiel!
    http://larescrituraria.blogspot.com.

    Paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito do seu blog
    To seguindo aqui
    Bjs

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá. achei a capa desse livro linda...Tenho muita vontade de lê-lo

    Beijos Tífany
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda. Um dia desses eu vi o segundo livro por 9,90 no Submarino mas nem comprei por que não tinha o primeiro. Quando eu ia comprar, pra depois comprar o primeiro esgotou. Ótima resenha, acho que vou comprá-lo.

    Beijos,
    http://leianoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Poxa, sério q o livro é tao ruim assim?
    Nossa tinha ouvido falar tao bem dele, q agora fikei na dúvida ;s
    mas convenhamos: a capa é lindíssima! :O
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. lembro o quanto vc estava ansiosa por este livro e depois sua decepção....eh o q dizem nunca julgue um livro pela capa "essa foi especialmente pra vanessa".

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada