05 julho, 2012

Antes que eu vá - Lauren Oliver

Até onde você iria para salvar a sua vida? O que você faria para ser lembrada? Para fazer o seu último dia valer a pena? Se você tivesse uma segunda chance, o que concertaria?
Samantha Kingston tem tudo o que uma garota pode querer, até que em uma noite chuvosa de sexta-feira, ao voltar de uma festa com suas melhores amigas ela se envolve em um acidente de carro, e acaba morta. Sem luz no fim do túnel, sem ver sua vida passar diante dos seus olhos. Ela apenas morre.
Simples assim.
Ou melhor, não tão simples assim. Porque para Sam, sua vida não acabou no momento em que ela morreu, ela ganha uma segunda chance. Durante sete vezes, Sam é obrigada a reviver o dia 12 de fevereiro – o seu último dia –, e aos poucos ela percebe o valor das coisas que ela está preste a perder e que quando estava viva não dava importância.
Samantha – a garota popular e fútil, que desprezava aqueles ela julgava inferiores, e não se importava de fazer a vida de pessoas que ela nem ao menos conhecia um inferno – se reaproxima da família e começa a ver com outros olhos todas as pessoas que a cercavam: o seu professor de matemática que parecia tão incrivelmente lindo, não passa de um idiota; o garoto que ela desejou por tanto tempo, bem, ele não é como ela imaginava; as suas amigas não são tão perfeitas como aparentam, assim como ela mesma; conhece as qualidades daqueles que ela achava serem perdedores e, no fim, se apaixona, mas é tarde demais.
Eu li “Antes que eu vá” no inicio do mês passando, e mesmo agora enquanto escrevo a resenha, sinto aquele mesmo nó na garganta que senti ao terminá-lo, esse é um livro muito emocionante, mas ele não vai fazer com que você enxergue a vida de maneira diferente, ele simplesmente de forma sutil vai mostrar aquilo que todos nós já sabemos: nem tudo que parece ser realmente é, mas a verdade está lá, apenas esperando para ser descoberta. Que deixamos de dizer algo com medo do que os outros vão pensar, que deixamos de fazer algo, pois acreditamos que vamos viver para sempre.
Outro tema abordado pela autora é bullying. Quantas vezes não rimos as custa de alguém? Não julgamos uma pessoa por boatos? Eu, você, todos nós já fizemos isso, mesmo sabendo que essas atitudes que parecem bobas podem abalar e muito a vida de uma pessoa.
O mais mágico em toda a história, com certeza, é a protagonista. Sam no inicio é uma menina egoísta e deliberadamente má, entretanto ela amadurece muito em tão pouco tempo, ela aprende que atitudes pequenas são capazes de desencadear catástrofes ou salvar vidas.
“Antes que eu vá” nos mostra como muitas vezes não damos valor e aproveitamos certos momentos por acharmos que temos a vida inteira pela frente, que teremos milhões de “amanhãs”, quando isso não é verdade, afinal ninguém sabe quando vai morrer, mas todos nós sabemos que em algum momento iremos.

4 Nyans para o livro

Resenha por Vanessa Freitas

4 comentários:

  1. Esse livro é muito fofo.
    Adoro os livros da Lauren Oliver.Esse na minha opinião ganha de Delírio (que é muito booom também!)
    A Samantha é o *O*
    chata demais.
    Boa Semana.
    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li Delírio, então não posso comparar, mas ele já está na minha lista de próximas leituras ;D

      Excluir
  2. Oi Meninas, obrigado pela visitinha!! Adorei o blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog de você meninas! Uma graça *-*
    Quando esse livro foi lançado eu fiquei maravilhada com a capa, queria de tudo quanto é jeito. Depois que descobri o tema minha vontade diminuiu :s
    Na época eu não podia ver esses livros com o bullying envolvido que já queria sair de perto, o tema estava bem saturado... Mas depois de ler a sua resenha minha vontade voltou haha' ;D

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada