15 julho, 2012

Anjo Mecânico - As Peças Infernais #1 - Cassandra Clare

O mundo antes de Os Instrumentos Mortais

Autor: Cassandra Clare
Páginas: 392
Editora: Galera Record
Ano: 2012

Após a morte da tia, Tessa Gray abandona Nova York e se muda para Londres para viver com o irmão, Nate, o único parente que lhe restara. Ao chegar lá, é sequestrada pelas Irmãs Sombrias, mantida presa em uma mansão tão sombria quanto e forçada a treinar seus poderes que nem mesmo sabia que possuía. Tessa pode se transformar em qualquer pessoa apenas tocando um objeto pertencido a ela. No começo, a transformação é dolorosa, mas sabendo que a vida de seu irmão está em perigo ela acata as ordens das Irmãs Sombrias.

No mesmo dia em que Tessa descobre que as Irmãs possuem outros planos além de treiná-la, e que na verdade, planejam casá-la com o "Magistrado" - um homem que só está interessado em seus poderes -, ela é salva por William Herondale e outros Caçadores de Sombras.

Levada para o Instituto, Tessa é abrigada pelos Nephilins, e em troca de dizer tudo o que sabe, lhe prometem salvar seu irmão. Logo, começam a investigar o Clube Pandemônio, do qual as Irmãs Sombrias faziam parte, juntamente com diversos membros do Submundo. O clube parece possuir segredos e objetivos mais perigosos do que aparenta, e bizarras máquinas humanóides - feitas nem por Deus nem pelo Diabo, mas pelo homem - ameaçam os nephilins, e Tessa estará no meio dessa batalha.

Quando eu soube que teria um spin-off de Instrumentos Mortais não fiquei muito animada, achei que a Cassandra ia acabar estragando a série, que as histórias não se conectariam, mas como eu estava enganada! Acabei comprando o livro só por causa da capa, mas valeu a pena! É quase como se autora tivesse escrito esse livro antes mesmo de Instrumentos Mortais. Anjo Mecânico nos dá uma visão mais ampla do mundo dos Caçadores de Sombras, e nos mostra o passado e antecedentes de alguns personagens de Instrumentos Mortais, ajudando-nos a entender melhor a história.

Para quem já leu Cidade dos Anjos Caídos (que ainda não foi lançado), alguns personagens desse livro aparecem em Anjo Mecânico, tais como Camille e Magnus Bane.

Will é muito parecido com Jace. Os dois tem a mesma mania de esconder o que estão sentindo (apesar do Jace ser melhor nisso) e fazer com que os outros pensem as piores coisas sobre eles. Entretanto, Will é um pouco exibido e mais extravagante.

Amei o Will, mas em certos momentos fiquei com muita raiva dele. Acho que prefiro Jem, o doce, gentil e e adoentado Jem por quem a nossa protagonista fica dividida. Adorei todos os personagens, principalmente o maluquinho do Henry, cujas invenções parece que nunca dão certo.

Anjo Mecânico se passa no ano de 1878, mas tirando os Srtas. e Srs. nem parece, ah, e é claro, as referências aos romances da época já que Tessa é apaixonada por esses livros.

Um fato muito parecido com Cidade dos Ossos é como Anjo Mecânico se iniciou. Uma garota é abrigada no Instituto depois de ser salva por um carinha lindo, os Caçadores de Sombras a ajudam a salvar um parente e blá blá blá. Lembra um certo livro, não? Outra coincidência é como a Cassandra Clare adora nos enganar. Quem já chegou a ler Cidade de Vidro sabe que ela nos enganou durante 3 livros e só então nos entregou a verdade. Acontece a mesma coisa em Anjo Mecânico… Lá está você lendo, achando que sabe tudo quando a história dá uma reviravolta completa e mostra que na verdade, você não sabe nada. Completamente surpreendente e viciante, Anjo Mecânico nos leva a sentir as emoções mais extremas, assim como Instrumentos Mortais.
Carla Pereira:
"18 anos e possível futura escritora. Tenho uma pequena queda por garotos de olhos puxados e uma queda ENORME por Ian Somerhalder. Recentemente me tornei fã de Star Wars, e tenho sérias dúvidas sobre ser a única a gostar de Jar Jar Binks. Apaixonada pela França e o Japão, tenho certeza que nasci no país errado. Meus planos para o futuro envolvem fazer uma mochilão pela Europa e tentar não ser esquartejada por estranhos enquanto isso... Pois é, já falei que também sou apaixonada por filmes de terror?"

7 comentários:

  1. Adorei tudo Carla! Quero muito ler esse livro. Parece ser muito bom e, pelo que vi, vocês não dão 5 nyans para qualquer um né... :) Vou lê-lo um dia - só basta saber quanto rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pra todos. É que a gente tem feito mais resenhas de livros que a gente gostou, mas ainda tem alguns que a gente dá 3 ou 4 nyans.. rs

      Excluir
  2. parece tão bom quanto instrumentos mortais né...

    ResponderExcluir
  3. Olá, tem selinho no blog pra vcs !
    http://antesdeler.blogspot.com.br/2012/07/selinho-01.html

    ResponderExcluir
  4. Ah, que linda essa capa.
    Admito que gostei mais da história dessa série do que de Cidade dos Ossos. Não me batam por favor.
    Mas,é só que eu gostei muito dessa.


    Por favor senhorita

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A capa desse livro é muito linda mesmo, eu amo essa autora ela sabe nos deixar desesperadas pela história! ;)
    Adoro a série Instrumentos Mortais e pela sua resenha já sei que vou amar Anjo Mecânico.
    Beijos.

    Rafa Vieira
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parece tão bom quanto a série Os Instrumentos Mortais, estou ansiosa p ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada