29 junho, 2012

A terra das sombras - A Mediadora #1 - Meg Cabot



Autor: Meg Cabot
Páginas: 284
Editora: Galera Record
Ano: 2004

Suzannah é uma adolescente aparentemente comum, tem 16 anos e mora em Nova York com sua mãe. Suze tem um dom especial, ela é mediadora. Pode ver e falar com fantasmas e sempre que possível, tenta ajuda-los a ir pra onde quer que deveriam estar depois da morte.

Dez anos após a morte de seu pai, sua mãe se casa de novo e elas se mudam para Califórnia. Seria o lugar quase perfeito por ser perto da praia, ter muitas palmeiras, sol e não teria que dividir o seu quarto com os seus novos três meio irmãos. Seria, se não fosse pelo fato deles se mudarem para uma casa muito antiga, e como todos sabem, edifícios muito velhos sempre tem fantasmas. O que Suzannah não esperava é que sua casa seria o menor dos problemas no quesito “fantasmas”, o que realmente lhe traria grandes encrencas seria Hather, a fantasminha nada dócil que está vivendo assombrando o Colégio da Missão  ela se suicidou após o rompimento do namoro e agora põem em risco todos que frequentam a escola.

A terra das sombras é o primeiro dos seis livros da série “A Mediadora”, de Meg Cabot. Essa é a primeira série sobrenatural da autora, e temos que dizer: E QUE SÉRIE!
Esse livro é o introdutório, então é um livro que tem muitas passagens explicativas sobre a vida de Suze. Um enredo muito envolvente e a narração ainda mais.

Como não podia faltar um romance, ou pelo menos a introdução para ele, Jesse faz todas perderem o fôlego.

Talvez eu não devesse dizer isso, mas eu realmente me identifiquei muito com a personalidade da Suzannah, uma garota irônica, com pouca paciência e que acha que um belo soco resolve quase todos os problemas (e não é verdade?).

Claro que o livro também não é perfeito, mas o Jesse ajuda muito então não posso deixar de citar os poucos problemas que encontrei durante a leitura. Repetições de informação, sério, no mesmo parágrafo continha a mesma informação umas três vezes, o que era totalmente desnecessário. Não que isso seja culpa da Meg, pelo contrário, acho que é culpa do tradutor e dos revisores, que tinham de ter arrumado isso. Agora o que eu culparia a autora seria sobre os nomes dos irmãos da Suze, que ela apelida de Soneca, Dunga e Mestre, e quando ela os chama pelo nome eu nunca sabia quem era quem, ok talvez esse problema seja meu, com o meu baixo poder de raciocínio rápido para ligar um personagem ao outro, mas no começo isso realmente me deixava confusa poxa!

Uma dúvida que eu tenho sobre irmãos das protagonistas é: Eu posso me apaixonar por eles? Porque seria como incesto, já que eu me coloco no lugar da personagem, enfim, tinha que comentar isso porque acho o Soneca uma graça u_ú Que foi?? Era só uma dúvida.

Os pontos altos do livro são vários, mas resumindo seria a forma com ela descreve o cenário, e mesmo sendo narrado em primeira pessoa, conseguimos imaginar cada detalhe e tudo acontece como um filme em nossa cabeça enquanto lemos. Claro que por ser um livro introdutório, como eu disse anteriormente, alguns podem sentir falta de uma maior ação ou mais romance, mas nem de longe isso torna o livro um pouco ruim. 


Aconselho todos os fãs de leitura sobrenatural e até mesmo os fãs da Meg Cabot a lerem a série. O primeiro livro eu li em pouquíssimo tempo, mesmo tendo que decorar minhas falas pra peça. Isso não se chama irresponsabilidade, era apenas curiosidade para saber como terminaria o livro! D:
Bianca Silaman:
“18 anos. Sou atriz, namorada, filha e mãe de uma micro Yorkshire, não necessariamente nessa ordem. Não tenho coordenação motora alguma, mas quero aprender a tocar piano. Meus shows no banho ultimamente tem ficado cada vez melhores."

6 comentários:

  1. Oie...
    Tudo bom?
    Já li muitas resenhas positivas desta série da Meg... Parabéns pela resenha...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dessa série, foi o primeiro livro adolescente-sobrenatural que li, já faz um bom tempo, e para mim, só perde para Instrumentos Mortais. Além dessa série nunca li nada da Meg, e as outras coisas dela também nem me chamam atenção. Tenho a coleção toda, mas parei no terceiro - são tantos livros que acabei meio que esquecendo A Mediadora - mas vou ver se volto agora.


    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma série muito boa que vale a pena ser lida até o final! *---*

      Excluir
  3. gostei muito da resenha, nunca li essa série mas tenho uma certa curiosidade

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Bianca!!! A capa do livro é simplesmente linda e pelo que eu vi o livro parece ser tão bom quanto. Ah eu não acho que é incesto não rsrs. Não são do mesmo sangue ora!
    :)
    Parabéns pela resenha querida, você sabe muito bem como fazer o leitor sorrir várias vezes!

    Abraçooos...

    P.S: Vou comentar só no último livro da série, depois de ter lido todos os intermediários, senão vou dar muita canseira para vocês rsrs.

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Melhor série na minha opinião ! Quando li terra das sombras minha apaixonei pelo livro logo no começo ! Meg é sensacional
    Posso ler quantas vezes for que nunca vou enjoar !
    parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada