06 novembro, 2013

Correr ou Morrer - Maze Runner #1 - James Dashner


Lembre. Corra. Sobreviva.



Autor: James Dashner
Páginas: 426
Editora: Vergara & Riba
Ano: 2010

A Clareira: um espaço aberto cercado por muros gigantescos que, todas as noites, se fecham como se fossem portões. Lá fora, um labirinto cujas paredes movem-se o tempo todo e abriga aquilo que eles mais temem, o Verdugo, criaturas horrendas metade animais metade humanas.

A Clareira é formada por uma sociedade composta por adolescentes do sexo masculino que se autodenominam “Clareanos”. Lá, eles se dividem em grupos: Aguadeiro, Ajudante, Embalador, Desbastador, Retalhador, Corredor, entre outros... Cada grupo tem um dever a cumprir, como por exemplo os Corredores, a função deles é sair toda manhã para o labirinto e procurar uma forma de sair de lá. É a tarefa mais perigosa, e com muita dificuldade, apenas alguns poucos corajosos são escolhidos para tal.

Thomas acorda em um elevador e a única coisa da qual se lembra é o próprio nome. Ao sair de lá ele se depara com um bando de adolescentes falando coisas  estranhas como “trolho”, “fedelho”, “plong” e “mértila”. É coisa demais pra cabeça de qualquer um, mesmo para quem não tem memória alguma. E é assim que todos aqueles Clareanos renasceram, saindo da Caixa com nada além de seus próprios nomes guardados na cabeça, sem saber ao menos o por quê de terem sido enviados para tal lugar.

Os Clarenos também possuem sua própria rotina. Desde que o labirinto foi formado, uma vez por mês um garoto é mandado pela Caixa por aqueles que os prenderam ali. Mas essa rotina é jogada pelos ares no dia seguinte à chegada de Thomas, quando um novo membro desse lugar bizarro é enviado pela Caixa, e a pessoa é nada mais nada menos do que uma garota trazendo consigo uma mensagem estranha e aterradora: Ela é a última.

De repente, Thomas se vê no centro de tudo, mais importante para a Clareira do que todos imaginavam. É quando tudo começa a mudar e a busca por respostas e a necessidade de encontrar uma saída se torna ainda mais urgente.

O inicio do livro é confuso, porque ninguém quer dar respostas a Thomas e automaticamente o leitor também não sabe de nada. Você se vê preso junto a Thomas em um lugar desconhecido, sem ter ideia de como foi parar lá, com pessoas desconhecidas que dizem coisas estranhas, procurando arduamente por respostas quando todos te evitam. É muito frustrante! E certamente um pouco irritante.

Os personagens são “água com açúcar”, não são cativantes ou se sobressaem particularmente em nada. Realmente, eles tem pouca personalidade. Algo que eu não gostei e achei contraditório com a já quase inexistente personalidade dos personagens foi que os garotos foram se mostrando cada vez mais cruéis, um tanto insanos. Talvez seja resultado do tempo presos em um labirinto com uma espécie distorcida de monstro, sem motivo aparente, mas ainda achei uma característica um pouco estranha para se ter em garotos de 11 até 15 anos.

Esse foi um dos melhores livros distópicos futuristas que eu tive o prazer de ler. Muitos o comparam com “Jogos Vorazes”, mas a não ser por ambos predominarem a luta pela sobrevivência, acredito que não tenham mais nada em comum. Não que “Correr ou Morrer” deixe a desejar, pelo contrário, ele é quase tão bom quanto “Jogos Vorazes”. Isso se ele não acabar se equiparando a este outro no decorrer da série.

A série “Maze Runner” é composta por 4 livros, todos já lançados no Brasil. “Correr ou Morrer” é seguido por “Prova de Fogo”, “Cura Mortal” e “Ordem de Extermínio”. Esse último sendo uma história anterior a  “Correr ou Morrer”, que mostra como tudo começou. Há também especulações sobre um quinto livro a ser lançado.

E para alegria dos fãs, “Maze Runner” ganhará uma adaptação para os cinemas com previsão de estreia para o dia 14 de fevereiro de 2014 nos EUA. O filme conta com Dylan O’Brien, da série Teen Wolf (como o protagonista, Thomas), além de Will PoulterKaya ScodelarioAml Ameen, Blake Cooper e Thomas Brodie-Sangster também como parte do elenco.

Apresentando uma narrativa tensa e misteriosa, e findando quase todos os capítulos com um suspense ainda maior, James Dashner conseguiu criar um thriller que nos apavora e instiga, mas que ao mesmo tempo nos faz querer fazer parte dele.
Carla Pereira:
"18 anos e possível futura escritora. Tenho uma pequena queda por garotos de olhos puxados e uma queda ENORME por Ian Somerhalder. Recentemente me tornei fã de Star Wars, e tenho sérias dúvidas sobre ser a única a gostar de Jar Jar Binks. Apaixonada pela França e o Japão, tenho certeza que nasci no país errado. Meus planos para o futuro envolvem fazer uma mochilão pela Europa e tentar não ser esquartejada por estranhos enquanto isso... Pois é, já falei que também sou apaixonada por filmes de terror?"

Um comentário:

  1. Oie :)

    Nossa essa é uma das séries que eu quero mais ler na vida kkk, vou dar prioridade para a compra dela, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada