11 dezembro, 2012

Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins

A fórmula perfeita para a paixão e o humor.


Dolores Nolan ou Lola como prefere ser chamada, é nossa protagonista da vez. A garota de 17 anos pode ser considerada um tantinho excêntrica na hora de se vestir, Lola não economiza nos cílios postiços, no paête, no brilho e nas combinações mais malucas e divertidas que se possa imagina, além de quase sempre incrementar o visual com perucas coloridas.
  
“Eu não acredito em moda. Eu acredito em figurino. A vida é muito curta para sermos a mesma pessoa todos os dias.” – página 10, capítulo 1.

Outro coisa que torna Lola uma garota única é o fato dela ser filha de um casal gay, que não exercem nenhuma influência no estilo “drag queen” de Lola, pelo contrário, Andy e Nathan são extremamente rígidos, principalmente quando o assunto é Max, o namorado de 22 anos da filha. Max com seu jeito perigoso, cabelo descolorido, tatuagens, e vocalista de uma banda de rock, é o sonho de Lola e pesadelo de seus pais.
Apesar da desaprovação dos pais com seu namoro, e da péssima relação com Norah, sua mãe biológica, tudo está perfeito e a maior preocupação de Lola é criar um elaborado vestido de Maria Antonieta digno de aplausos para o baile de inverno da escola, entretanto tudo muda com a volta dos seus antigos vizinhos, os gêmeos Calliope e Cricket Bell.
Calliope é a garota perfeita e patinadora talentosa, e é por conta de sua carreira que a família Bell é obrigada a se mudar constantemente. Já Cricket é um rapaz tímido que sempre viveu na sombra das escolhas da irmã, e por quem Lola um dia foi apaixonada mas teve seu coração partido.
Lola vai ter que escolher entre ficar com seu namorado sexy ou correr o risco e dar uma nova chance para o doce garoto da casa ao lado, mas acima de tudo ela vai embarcar numa jornada para descobrir a garota que se esconde por trás de toda a maquiagem e das roupas extravagantes.

“— Honestamente – diz ele —, não sei quem você é. Toda vez que a vejo, você é alguém diferente. Você é uma mentirosa, é uma farsa. Apesar do que você pensa, apesar do que seus pais lhe disseram, não há nada especial em você. Você é só uma garotinha com um monte de problemas. É isso que eu  penso de você. 
           E então. . . Meu mundo escurece.” – página 216, capítulo 24.

“É estranho. Eu, a verdadeira eu, sou uma desconhecida.
As poucas pessoas que me reconhecem sempre perguntam se eu estou me sentindo bem. E não que me sinta ótima, mas por que todo mundo presume que haja algo de errado porque não estou usando um figurino? [...]
Eu estou bem.
Eu não estou bem.
O que eu sou?” – página 235, capítulo 28.

A grande surpresa do livro é participação de Anna e Étienne St. Clair, que trabalham no mesmo cinema que Lola. O casal protagonista de Anna e o Beijo Francês (clique aqui para ler a resenha feita pela Bianca), continua mais fofos do que nunca, e me arrancavam vários suspiros em todos os capítulos que apareciam.

“Anna – diz St. Clair. – Este é o Cricket.
[...] Anna sorri.
— Ficávamos nos desencontrando no dormitório. É um prazer finalmente conhecê-lo.
— Igualmente — diz Cricket. — Só ouvi coisa boas de você. Na verdade, se seu namorado não estivesse do lado, eu mesmo ficaria tentado a chamar você para sair.
Ela ruboriza e St. Clair pula para dentro da bilheteria e se atraca com Anna.
— Miiiiiiiiinha! — brinca. O casal que está comprando bilhetes comigo olha com reservas para ele.
— Pare com isso. — Anna se solta dele, aos risos. — Você vai ser demitido. E eu vou ter que sustentar esse seu traseiro pelo resto de nossa vida.” – páginas 139 e 140, capítulo 17.

Apesar do meu livro favorito continuar sendo Anna e o Beijo Francês, Stephanie Perkins nos mostra novamente em Lola e o Garoto da Casa ao Lado que sabe o que está fazendo. Ela consegue criar conflitos que podemos nos identificar e uma história de amor que todos querem viver. Em uma narrativa doce, leve e divertida, com personagens que vão conquistar o leitor logo nos primeiros capítulos, esse é um daqueles livros que vai arrancar risadas com as situações mais engraçadas, deixar quem está lendo com o coração na mão ao torcer pelos personagens, e claro, nos fazer suspirar com o romance a cada parágrafo.



5 Nyans para o livro

Resenha por Vanessa Freitas


9 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro , vejo tantos elogios com os livros dessa autora e nunca leio , mais em breve vou ler :D adorei a resenha beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Tô doida pro meu exemplar desse livro chegar. AMEI O Anna e o Beijo Francês e o Lola parece ser tão bom quanto (:
    Amei sua resenha!

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muuito ler Lola e o garoto da casa ao lado parece ser um livro muito fofo e romântico, e particularmente adoro livros românticos *-* hehe
    ótima resenha!

    Beeijos,
    http://leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo este livro no momento e estou amando! Cricket é um fofo e a lola tem seu estilo proprio e uma confiança em si tremenda! acho q termino ainda hj ahhaha
    beijos'
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, amei a resenha e estou louca para conhecer melhor a estória de Lola.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Queroo muuuito ler esse livro! Tem ainda alguns na fila, mas esse pareçe ser mt bom :) :)
    Estou de blog novo! Se gostar, segue?

    www.Be--Different.blogspot.com
    Bjos, Amanda

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus
    Todo mundo está amando esse livro, e eu aqui, perdendo tudo isso

    Adorei a resenha! Adoro livros assim!
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  8. Estou loooooouca para ler esse livro, sério! é muita curiosidade para uma pessoa só, ahaha
    Parabéns pela resenha!

    Aguardo sua visita!
    Bjkas
    http://antesdeler.blogspot.com.br/2013/01/resenha-parceria-porque-eu-amei.html

    ResponderExcluir
  9. Eu achei esse livro bem legal. A Lola e o Cricket são fofos juntos. Melhor que eles, só o St. Clair e a Anna. Eu gostei mais da estória deles. ;)
    Ótima resenha!

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada