28 julho, 2012

The Duff - Kody Keplinger

Desde que Bianca Piper teve seu coração partido ela não acredita em amor, pelo menos em amor adolescente. Garotas declarando seus amores por namorados de uma semana são coisas que irritam profundamente Bianca. Cínica, irônica e reservada em relação aos seus sentimentos, ela não é como os outros jovens de sua idade, além de ser extremamente protetora com suas amigas. É assim que ela se envolve com Wesley Rush, o maior playboy mulherengo de sua escola - e só mais uma das coisas que ela odeia. Depois de se negar a ajudá-lo a ter um "lance" com suas amigas, Wesley a apelida de Duff; - Designated, Ugly, Fat, Friend (Designada, Feia, Gorda, Amiga), a última em uma grupo de amigas para quem os garotos olham e aquela a quem eles nunca dão uma segunda olhada.
Mas Bianca tem problemas maiores em sua vida do que Wesley Rush. Sua mãe, nunca presente, acaba de enviar os papéis do divórcio e seu pai, um alcoólatra em recuperação, ressentido, se entrega novamente à bebida e Bianca se vê tentando de todas as formas se livrar de seus problemas. E nada melhor do que os beijos entorpecentes e sem compromisso de Wesley. Os dois formam uma relação de interesse em que um usa o outro. Wesley como o mulherengo que é, apenas para ter sexo e Bianca para se distrair de suas dores e problemas. Mas Wesley tem mais que um corpo fantástico, ele também tem bons ouvidos dispostos a ouvi-la e compreendê-la e uma real preocupação por Bianca, além de possuir seus próprios problemas. Logo, essa relação de inimigos com benefícios se transforma em algo mais e sentimentos começam a surgir.
Infelizmente esse livro não foi licenciado no Brasil, ou seja, só tem em inglês mesmo. O que é uma pena, porque se tivesse em português eu sairia na mesma hora pra comprar.
Bianca é uma personagem muito realista, é possível realmente se identificar com algumas coisas da rotina dela. Exceto que eu não tenho nenhum Wesley gostosão pra me distrair. A forma relaxada como ela lida com algumas coisas que simplesmente nos deixariam neuróticas - pelo menos eu - é de enlouquecer algumas vezes. Eu lia e pensava "Como você pode agir assim sobre isso? Eu já estaria me enterrando em um buraco a essa altura!".
Pode parecer um pouco estranho Bianca ficar com o mesmo cara que a chamou de gorda e feia, mas acho que Wesley nunca pensou isso sobre ela realmente, e quando eles ficavam juntos ele mesmo ficava se contradizendo chamando-a de Duff sexy. Além de que Wesley não é aquilo que ele sempre quis mostrar a todos, ele possui seus próprios valores retorcidos e princípios. E sentimentos, claro.
Uma coisa que me encantou em "The Duff" foram os palavrões. Geralmente em romance adolescente não tem muito disso, mas esse livro é mais um YA e o que não falta são palavrões. Tem coisas lá que nem mesmo eu digo. Tá, dizendo isso eu pareço uma amante de palavrões, mas o que eu quero dizer é que com essa linguagem mais desleixada tudo parece mais simples, mais compreensível e mais rápido de ler. Aqueles livros com um monte de palavras complicadas em que a cada frase eu tinha que procurar em um dicionário para saber o que significava nunca foram meus favoritos. E entre um livro com palavras que você já está acostumado a ouvir no seu dia a dia e outro em que você não entende nada, é bem fácil de escolher, não é?
Exceto pelos momentos em que Bianca e Wesley estão você-sabe-o-quê a relação dos dois é bem fofa, mesmo que eles tenham pulado algumas etapas de um relacionamento normal. E no fim, essa "coisa" esquisita que eles tiveram foi benéfica para os dois. Encarar a verdade e enfrentar seu problemas foi algumas das coisas que eles aprenderam juntos.
Enfim, eu falei demais, mas eu amei esse livro.

5 nyans para o livro.


- Resenha por Carla Pereira


Um comentário:

  1. Pulado? kkkk Eles embaralharam tudo isso sim kkk
    Realmente o livro é bem realista e emocionante (Queria um inimigo daquele)
    Parabéns pela resenha descreveu muito bem o livro!
    =]

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada