30 outubro, 2013

Seis Coisas Impossíveis – Fiona Wood

Livro recebido de cortesia da editora.
          
Autor: Fiona Wood
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013

Dan Cereill está com sérios problemas em sua vida. Seu pai falido acabou de sair do armário e saiu de casa, deixando só dividas a serem pagas com a única coisa que eles tem agora, sua casa e seus pertences. Sim, Dan e sua mãe são obrigados a saírem de casa quando ela é leiloada e tudo que eles podem levar são o que conseguem esconder.
              “Minha mãe e eu escondemos umas coisas na casa de Alice, uma amiga dela – coisas de cozinha, livros, roupas, meus gibis e uma TV. E pudemos ficar com as fotografias, mas não com os porta-retratos de prata. Nossa vida inteira coube em algumas caixas.” Capítulo 1, página 8, 9.
A única coisa que eles tem agora é uma casa que a tia-avó de sua mãe deixou para ela de herança. Mas a casa sequer é realmente deles, eles só podem usufruir dela enquanto Julie, mãe de Dan estiver viva, depois disso ela irá para o governo. Não que eles estejam realmente lamentando por isso, o sobrado enorme que cheira a xixi parece mais cenário de filme de terror, mas também está cheio de objetos históricos que valem milhares de dólares, porém eles não podem vender, pois é propriedade do Patrimônio Histórico. Isso é que é ironia...
              “A gente herdou o cachorro também. Embora tecnicamente, na contabilidade da herança, é um número negativo, porque teremos de dar comida a ele.” Capítulo 3, página 15.
Agora, Dan tem que lidar com sua mãe depressiva que iniciou um negócio de bolos de casamento, mas que acaba sempre dando maus conselhos para suas clientes que no fim, desistem de se casar. Resultado: sem casamento, sem bolo, sem dinheiro.

Com quase 15 anos, Dan se torna o homem da família: ele tem que ajudar a pagar as contas de casa, dar um jeito de reanimar sua mãe e conseguir finalmente falar com o pai quando ele liga. Tudo isso enquanto ele lida com o bulling em sua nova escola, sua paixão secreta e esquisita pela nova vizinha, Estelle, e todos os outros problemas da adolescência.

              São 6 coisas impossíveis:
                      1.    Beijar a garota.
                      2.    Arrumar um emprego.
                      3.    Dar uma animada na mãe.
                       4.    Tentar não ser um nerd completo.
                      5.    Falar com o pai quando ele liga.
                      6.    Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...
              “Problemas, responsabilidades, cara feia. Parece que já faz 1 milhão de anos que tudo com que eu tinha que me preocupar era jogar Nintendo, ou fazer a lição de casa a tempo.” Capítulo 17, página 121.
            Meu tipo de leitura mudou ultimamente, deve ser porque eu amadureci, mas não tenho certeza sobre isso. De qualquer forma, essa é uma desculpa para o fato de eu não ter gostado desse livro... Eu o definiria em duas palavras: infantil e clichê.

Pra começar, 90% do livro é sobre a atração de Dan por Estelle, ou melhor, a paixão nada normal de Dan por ela. Os dois são vizinhos, e por alguma razão cósmica do universo seus sótãos são conectados, ou seja, tanto um quanto o outro podem acessar sua casa. E Dan se aproveita disso no começo para saber tudo sobre ela. Sim, esquisito e assustador... Ainda que ele se sinta culpado por isso, continuo achando que só tem um nome pra tal coisa: perseguição.

Então, é Estelle pra um lado, Estelle pro outro, Estelle isso, Estelle aquilo. Basicamente, tudo se resume a ela. Dan Cereill está sofrendo daquilo que todas as garotas passam aos 12 anos, ou por aí... Aquele amor secreto e inalcançável, impossível e um pouco perseguidor (ou muito, no caso de Dan). E ele realmente age como uma garota, acreditando que os dois vão viver juntos e felizes para sempre em um castelo na Terra do Nunca. Exagero é pouco, mas isso é coisa do Dan...

Outra coisa que só deixou pior o livro, foi um xingamento que a Novo Conceito não traduziu por alguma razão que só Deus sabe. “Loser”. Quando você lê essa palavra em uma frase, um LIVRO que está INTEIRO em português tudo fica sem lógica e as coisas começam a ficar mais ridículas. Admito, quase desisti do livro quando li isso... Mas enfim, eu não ligaria se todo o resto do texto também estivesse em inglês, aí então as coisas se encaixariam e fariam mais sentido.

Não sei se a intenção da autora era escrever uma história de amor de um adolescente que está enfrentando problemas em casa, mas foi a única coisa na qual ela se concentrou... na parte do amor. O livro poderia ter sido muito melhor, ter tido uma reviravolta completa se a autora tivesse se voltado mais para os problemas de Dan, ao invés de basicamente mostrar como o amor o livrou de todas as desgraças que havia em sua vida.

Mas o livro teve seus momentos, como quando Dan se viu em um impasse: ele não sabia como se barbear e não havia mais um pai em sua casa para ensinar-lhe como fazer isso. De certa forma, uma situação simples como essa mostrou como a ausência do pai de Dan afetou sua vida. Foi meio tocante, na verdade.

Pontos positivos do livro: os capítulos são curtos, escritos de forma irônica, o que os torna fáceis e rápidos de lerem. Ah, e como eu poderia esquecer Howard?, o cachorrinho de Dan deve ser o melhor personagem de “Seis Coisas Impossíveis”.

Carla Pereira:
"18 anos e possível futura escritora. Tenho uma pequena queda por garotos de olhos puxados e uma queda ENORME por Ian Somerhalder. Recentemente me tornei fã de Star Wars, e tenho sérias dúvidas sobre ser a única a gostar de Jar Jar Binks. Apaixonada pela França e o Japão, tenho certeza que nasci no país errado. Meus planos para o futuro envolvem fazer uma mochilão pela Europa e tentar não ser esquartejada por estranhos enquanto isso... Pois é, já falei que também sou apaixonada por filmes de terror?"

2 comentários:

  1. Oie :)

    Esse livro não me chama a atenção por N fatores, eu não compraria mas quem sabe um dia tenha a oportunidade de lê-lo, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ele não chama atenção nenhuma, seja pela capa ou sinopse.
      Na verdade, eu também não compraria, nem indicaria, aliás.. rs

      Excluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada