23 outubro, 2013

Just Listen: Nightwish


Pouquíssimas pessoas por aqui devem conhecer Nightwish, uma banda finlandesa de metal sinfônico. Conheci Nightwish através do meu ex-namorado e de cara, me apaixonei pela banda. Suas músicas pesadas, mas ao mesmo tempo líricas conseguem chamar atenção até mesmo daquele que não gosta de rock. A primeira música deles que eu ouvi foi The Phantom Of The Opera, uma versão mais pesada da clássica música do musical de mesmo nome.

Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen. A formação original contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen. Pouco depois, é recrutado o baixista Sami Vänsk, que em 2001 é substituido pelo baixista e vocalista Marco Hietala.

O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou fama na Europa com o álbum Oceanborn (1998). Contudo, foi com os álbuns Wishmaster (2000) e Century Child (2002) que adquiriu reconhecimento mundial. O álbum de 2004, Once, foi um grande sucesso internacional, permitindo que o Nightwish realizasse várias turnês visitando dezenas de países ao redor do mundo, e o single "Nemo" incluiu a banda dentro da programação da MTV, assim como o single "Wish I Had an Angel", ambos usados em trilhas sonoras de filmes norte-americanos. Ao fim de 2005 Once havia vendido mais de um milhão de cópias ao redor do mundo, e sua turnê, Once Upon a Tour, tinha mais de cento e trinta concertos realizados.

Durante um verão ocupado em 2005, o Nightwish aparece ao lado de gigantes como Iron Maiden e Mötley Crue. O começo do Outono não dá trégua a banda, já que continuam a esgotar os shows em lugares como o Hammersmith Apollo, em Londres, e fazem um show num estádio de futebol com o Scorpions e outras atrações, em São Paulo, Brasil. Em Setembro, uma coletânea chamada "Highest Hopes: The Best Of Nightwish", é lançada.
No entanto, o ano ainda não havia terminado - longe disso. Imediatamente após o término do show final, Tarja recebe uma carta aberta assinada pelos membros da banda. A mensagem é clara: Tuomas, Jukka, Emppu e Marco decidiram continuar com o Nightwish sem ela. A turnê de "Once" mostrou ao restante da banda que continuar a trabalhar com Tarja e seu marido e empresário Marcelo havia se tornado impossível.
Após a demissão a banda ficou todo o ano de 2006 em pausa até que em 24 de maio de 2007 a nova vocalista e sueca, Anette Olzon, foi finalmente anunciada; a banda ainda lançou dois singles até finalmente lançar seu sexto álbum, Dark Passion Play, em 26 de setembro, iniciando no mesmo mês a turnê promocional que durou até 19 de setembro de 2009.
Em fevereiro de 2011, Tuomas faz a seguinte declaração: "Estamos gravando um disco conceitual, onde os climas entre as músicas variam ainda mais radicalmente do que antes. Nosso parque de diversões surreal, com passeios ao estilo Burton/Gaiman/Dali está quase pronto."
Após pouco mais de uma semana, o grupo revela um segredo muito bem guardado. Como diz o release de imprensa: "De forma silenciosa, juntamente com seu novo álbum, o Nightwish também tem trabalhado num filme. Imaginaerum é um filme de fantasia baseado no disco que leva o mesmo nome e 13 músicas.
O filme, com um elenco britânico, foi gravado em Montreal, no Canadá, em setembro e outubro de 2011, depois levando alguns meses para ser totalmente editado. O filme foi apresentado ao público pela primeira vez na Hartwall Areena de Helsinque, na Finlândia, em 23 de novembro de 2012, com a banda se apresentando ao vivo em seguida.
Em 28 de setembro de 2012, o Nightwish tocou no Odgen Theater na cidade de Denver, Estados Unidos. Na ocasião, Anette passou mal e foi internada, sendo substituída por Elize Ryd e Alissa White-Gluz, das bandas Amaranthe e The Agonist, respectivamente. No dia seguinte, Anette enviou comunicado aos fãs dizendo que não havia sido consultada sobre sua substituição, e manifestou descontentamento com a atitude dos outros membros da banda. Em 1 de outubro, o Nightwish divulgou um comunicado oficial dizendo que, em comum acordo, a cantora e o restante do grupo decidiram que seria melhor que ela saísse da banda, sendo anunciada sua substituição por Floor Jansen (ex-After Forever, ReVamp) até o final da turnê já marcada para o álbum Imaginaerum.
Em 9 de outubro de 2013, a banda anunciou que Floor Jansen seria a nova vocalista do grupo. O músico de apoio Troy Donockley (gaita irlandesa, tin whistle), que os acompanhava desde 2007 seria também um novo membro, fazendo do Nightwish um sexteto pela primeira vez em sua história.
Estima-se que o Nightwish já tenha vendido mais de sete milhões de CDs e DVDs ao redor do mundo, o que o faz o grupo de maior sucesso da Finlândia de acordo com a indústria fonográfica finlandesa.

  Confira a música que me conquistou, The Phantom of the Opera:

E While Your Lips Are Still Red, que foi escrita para ser usada no filme finlandês "Lieksa!"


While Your Lips Are Still Red

Pequenas doces palavras feitas para o silêncio
Não para falar
Jovem coração para amar
não para o sofrimento
Negros cabelos para pegarem o vento
Ilumine o caminho, a visão de um mundo frio

Beije, enquanto seus lábios ainda estão vermelhos
Enquanto ele ainda está em silêncio
Descanse enquanto o colo ainda está intocado
Segure outra mão
Enquanto a mão ainda está sem instrumento
Mergulhe nos olhos enquanto eles ainda estão tão cegos
Ame enquanto a noite ainda esconde a desanimadora manhã


Nemo

Este sou eu para sempre
Alguém sem um nome
Um último esforço
Para achar a linha da vida perdida

Oh! Como eu desejo
Uma chuva reconfortante
Tudo que eu desejo é sonhar novamente
Meu coração cheio de amor
Perdido na escuridão
Por esperança eu daria tudo de mim

Minha flor, seca entre
As páginas dois e três
Aquele aroma melancólico e eterno se foi com meus pecados


Wish I Had An Angel

Eu gostaria de ter um anjo
Para um momento de amor
Eu gostaria de ser o seu anjo essa noite

Afundada dentro de um dia morto
Eu dei um passo para fora de um inocente coração
Se prepare para me odiar, caia se eu o fizer
Essa noite vai te machucar como nunca antes

Amores antigos, eles morrem dificilmente
Mentiras antigas, elas morrem mais dificilmente


Storytime

Eu sou a voz do nunca, da Terra do Nunca
A inocência dos sonhos de todo homem
Eu sou o túmulo vazio de Peter Pan

A pipa subindo contra o azul, céu azul
Cada chaminé, cada visão do luar
Eu sou a história que vai lhe parecer real
Cada memória que você mantém, querido



            Informações retiradas do Wikipedia e do site oficial do Nightwish.
Carla Pereira:
"18 anos e possível futura escritora. Tenho uma pequena queda por garotos de olhos puxados e uma queda ENORME por Ian Somerhalder. Recentemente me tornei fã de Star Wars, e tenho sérias dúvidas sobre ser a única a gostar de Jar Jar Binks. Apaixonada pela França e o Japão, tenho certeza que nasci no país errado. Meus planos para o futuro envolvem fazer uma mochilão pela Europa e tentar não ser esquartejada por estranhos enquanto isso... Pois é, já falei que também sou apaixonada por filmes de terror?"

3 comentários:

  1. Amo, amo, amo a banda!!!

    Não conhecia o filme, vou correndo assistir!

    Adorei seu post!!

    Beijos e boas leituras.

    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar da banda, ouvi algumas musicas também mas não fazia ideia desse histórico, na sabia que tinham trocado tanto de vocalistas por exemplo,

    bjks

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Carla, nunca tinha ouvido essa banda. Na vdd nao curto mto esse estilo de musica, entao.. ;x
    beijos
    No Limite da Leitura

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada