02 outubro, 2013

Como eu era antes de você – Jojo Moyes





Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2013

Louisa Clark tem 26 anos, é excêntrica e acomodada em sua vida simples. Ela trabalha no mesmo café há anos e namora o mesmo cara durante a mesma eternidade, mesmo que já não exista nenhuma paixão entre eles e nunca tenha havido amor. Ela também mora com os pais, o avô que sofreu vários derrames e precisa de ajuda constante, sua irmã mais nova e o filho dela.

Mas então Lou é demitida e obrigada a repensar toda sua vida, coisa que ela nunca fez antes. Ou nunca precisou... Para ela bastava ouvir conversar alheias, ver o início e término de relacionamentos e animar as pessoas que via diariamente no café. Sua família nunca esperou muito dela também, para eles a estrela que seria o grande orgulho da família era Katrina, sua irmã. Até que Katrina arruinou suas chances de ser bem-sucedida quando engravidou, e agora todos, inclusive o filho de Katrina eram praticamente sustentados por Lou, o que significava que ela não poderia de jeito nenhum ficar desempregada. O que a leva à uma agência de empregos, onde é informada que com suas experiências anteriores ela não poderia ter uma carreira muito promissora.

Então, a única opção de Lou é ser cuidadora. Ela esperava ter que limpar traseiros de velhos, mas é surpreendida quando consegue o emprego em uma casa de família rica cuidando de um tetraplégico rabugento de 35 anos.

Will Traynor era um jovem ativo e aventureiro, sempre praticando esportes, escalando montanhas ou esquiando. Essa era sua paixão. Até que ele sofre um acidente e fica tetraplégico e sua vida muda para sempre.

Dois anos depois, Will é dependente de todos a sua volta... para tudo. O antigo CEO bem-sucedido e conquistador bem-humorado não existe mais. Ele não vê mais motivos para sorrir. Sempre atingido por doenças e sob a pressão de olhares envergonhados e preconceituosos, Will mal sai de casa e se tornou uma pessoa amargurada. Ele perdeu o emprego, a namorada, os amigos e sua vida. E já fez planos pra acabar com o resto dela...
“Eu não faço nada, Srta. Clark. Não posso mais fazer nada. Eu fico sentado. Apenas existo”.  – Capítulo 3, página 40.
Enquanto Lou passa a conviver mais e mais com Will, eles iniciam uma espécie de estranha amizade e ela percebe que não pode deixar que o homem que a ensinou a aproveitar a própria vida, termine com a sua. Então, ela se põe em busca de um elaborado plano para dar a Will motivos para viver, porém ela tem apenas seis meses para isso...

“Como eu era antes de você”, se tornou facilmente o meu livro favorito. Com sua escrita simples, o livro consegue nos dar uma lição de vida e mostrar uma história de amor tocante ao mesmo tempo. Fala de arrependimentos, ou da falta deles. Nos faz repensar toda nossa vida e nosso mundo.

O livro também tem um significado por trás de toda a história, mas não posso contar ou vou dar spoilers.

“Como eu era antes de você” não é apenas comovente, triste ou sensível, ele também consegue ser engraçado e irônico. Misturas bem singulares e contraditórias, mas aqui tudo se encaixou perfeitamente.

Ainda que toda a história desse livro não tenha nada a ver com a minha vida, ele realmente me ajudou em um momento que eu precisava.

Mesmo pra quem não gosta de romances ou histórias tristes, super recomendo essa verdadeira obra-prima que me fez chorar litros, rir por coisas tolas, me apaixonar por novos personagem e ver a vida sobre outro ponto de vista.
“Eu contei para ele que o amava. [...] E ele apenas disse que isso não bastava...” – Capítulo 25, página 293.

Carla Pereira:
"18 anos e possível futura escritora. Tenho uma pequena queda por garotos de olhos puxados e uma queda ENORME por Ian Somerhalder. Recentemente meu tornei fã de Star Wars, e tenho sérias dúvidas sobre ser a única a gostar de Jar Jar Binks. Apaixonada pela França e o Japão, tenho certeza que nasci no país errado. Meus planos para o futuro envolvem fazer uma mochilão pela Europa e tentar não ser esquartejada por estranhos enquanto isso... Pois é, já falei que também sou apaixonada por filmes de terror?"

3 comentários:

  1. Eu também amei esse livro concordo com tudo o que você disse ele vai ficar na minha memória pra sempre, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li o outro livro da autora e amei a escrita dela. Ela conseguiu me prender na primeira pagina. Preciso ler esse que todos dizem ser bem melhor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Carla, ainda nao li este livro, mas sou completamente louca pela estória só pelas resenhas que leio haha
    com ctz ele já está na minha lista de vou ler há vidas :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada