18 fevereiro, 2013

Gata Branca - Mestres da Maldição #1 - Holly Black



           No universo criado por Holly Black em Gata Branca, o primeiro volume de uma trilogia, todos usam luvas, já que o toque das mãos nuas daqueles chamados de Mestres da Maldição pode  trazer graves consequências.
           É através de Cassel Sharpe que conhecemos o mundo em que ser um Mestre é ilegal e, as poucas pessoas que nascem com o toque mágico passam à vida escondendo o fato do resto da população “normal”. Cassel descende de uma longa linhagem de Mestres; seu pai era um Mestre da Sorte, sua mãe – que está presa por ter sido pega dando um golpe em um milionário – é uma Mestre de Emoções, e seu avô um Mestre da Morte, porém Cassel nasceu sem nenhuma habilidade, ele é a aberração em uma família de anomalias.

“Eu podia até ser membro da família, mas sempre serei um intruso.“ – Capítulo 3, página 53.

         Aos 14 anos Cassel mata sua melhor amiga, Lila Zacharov, herdeira de uma família de mafiosos para quem seu avô trabalha. Com medo da retaliação que a descoberta desse assassinato pode trazer, a família de Cassel encobre qualquer vestígio da morte de Lila. 
           Na tentativa de fugir do seu passado, Cassel vai estudar em um colégio interno, onde faz valer o ditado “filho de peixe, peixinho é”, e nos mostra que assim como a mãe é um trambiqueiro de primeira. Logo quando chega ele passar a encabeçar uma lucrativa rede de apostas, mente sobre quem realmente é e faz de tudo para se encaixar no grupo de alunos.                                                                                                                                                          
        “Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos do que ele.” – Capítulo 8, página 143.

Tudo está correndo muito bem para Cassel, até que certa noite depois de sonhar com uma gata branca que roubou sua língua, ele acorda no telhado de um dos dormitórios da escola. Crentes de que Cassel tentou suicídio, os diretores o afastam da escola até que ele possa provar que não oferece riscos a si ou aos outros alunos. Ele então sai da escola com um único objetivo: conseguir um laudo médico que comprove que o que aconteceu foi um evento isolado e não irá se repetir.

          “As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade.” – Capítulo 18, página 339.
             “Minta até que você mesmo acredite, esse é o verdadeiro segredo de mentir. É o único meio de não ter nada que entregue você.” – Capítulo 7, página 127. 
                        
            Sem ter mais para onde ir, Cassel pede ajuda para o irmão Philip, que ele não vê há anos e tem uma péssima relação. Enquanto planeja o golpe que o mandará de volta para a escola, Cassel percebe que existem mais segredos do que ele jamais imaginada rodando a sua família e a ele mesmo. Os sonhos com a misteriosa gata branca continuam atormentando seu sono, sonhos que parecem querer dizer algo sobre seus irmãos Philip e Barron, dizer algo muito importante sobre o que aconteceu quando ele tinha 14 anos. A partir disso, ele vai arquitetar o golpe de sua vida: descobrir a verdade sobre ele mesmo.

            “ Para mim, a maldição é um muleta, mas o golpe é tudo.” – Capítulo 1, página 25.

Gata Branca é um livros rápido, envolvente, uma leitura viciante. Cassel é um personagem muito sagaz e perspicaz, acaba se tornando impossível não gostar dele, e apesar de em certos momentos ter me deixado irritada pela piedade excessiva que ele sentia por pessoas que não mereciam, Holly Black obteve êxito ao escrever sob o ponto de vista masculino, pois o personagem é bastante verossímil.
Embora alguns dos ‘golpes’ que Cassel aplica ao longo do livro tenha me parecido “coisa de criança”, a trama é muito bem construída e inovadora, não deixando nada a desejar, todos os mistérios que são apresentados ao leitor ao longo da narrativa são muito bem costurados até chegar a um desfecho maravilhoso.
        Red Glover – sequência da série – ainda não tem previsão de lançamento para ser lançado no Brasil, mas a trilogia já foi finalizada nos EUA. 
4 Nyans para o livro




Resenha por Vanessa Freitas

7 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não conhecia esse livro ainda, mas parecer ser bom, fiquei com vontade de ler ele agr. ^~^
    Beijos

    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!!! Fiquei MUITO feliz por ter o Buttercup de volta! Também tirei umas férias inesperadas, por isso passei aqui para ver como as coisas andavam. E olha com o que me deparei... Uma resenha alá Van/Carla/Bia, simplesmente INCRÍVEL!
    Achei o livro com uma premissa muito interessante. Despertou meu interesse... Não sei porque tenho uma coisa com gatos, cor branca, e malandros kkkk.
    :)
    Grande abraço e continue postando essas resenhas lindas!

    Gih Figueiredo
    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    Retribui minha visita?

    ResponderExcluir
  3. Me interessei bastante por Gata Branca, justamente pelo enredo nada convencional - não consigo associar a sinopse do livro a nada parecido. Gostei de sua resenha e o livro com certeza está em minha lista de leitura.

    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que quero esse livro.. bom que Rocco sempre manda bem nos lançamentos..
    É um livro diferente.. nao é clichê...

    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tem post novo lá no blog.

    Tem muitas novidades nessa semana, então se for seguir para ficar dentro das novidades. Comenta o post e avisa que está seguindo, que sigo de volta.

    SORTEIO NO BLOG | TUTORIAL DE MAKE RÁPIDO - YOUTUBE | FÃ PAGE

    Beijos, e me desculpe o incomodo. :*

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço esse livro há tempos mas só agora que fui ler uma resenha dele, acredita? Nossa!
    Não sabia que o livro era tão espetacular! Pensava algo totalmente diferente dele.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada