12 setembro, 2012

Starters - Lissa Price


Quando os gaviões gritam, é hora de voar.

Callie é uma Starter de 16 anos que perdeu o seus pais na Guerra de Esporos, quando todas as pessoas entre 20 e 60 anos morreram. Por não ter nenhum parente acima de 60 anos que possa cuidar dela e de seu irmão mais novo, Tyler, eles são obrigados a viver clandestinamente em prédios abandonados, roubar água e alimentos de Enders e fugir sempre dos inspetores que tem a missão de levar todos os Starters órfãos e sem família para internatos que são considerados piores que prisões. Menores de 19 anos também são proibidos de trabalhar.
Callie ainda tem grande amigo, Michael, que está sempre que com ela e que a ajuda a cuidar de Tyler quando ela não está por perto.
Tyler, 7 anos, tem um grave problema pulmonar que se não tratado pode leva-lo a óbito. Como Callie havia prometido para seu pai que iria sempre cuidar de seu irmãozinho e pelo amor que ela tem a ele, a garota decide fechar um contrato com a Prime Destinations, um banco de corpos. Seu único trabalho nessa empresa é alugar o seu corpo para Enders ricos – que querem sentir mais uma vez a emoção de ser jovem.  Ao assinar o contrato ela terá que alugar seu corpo 3 vezes e ao final receberá o dinheiro tão  necessário.
Tudo deu certo nos dois primeiros alugueis até que de repente no último, Callie acorda no seu próprio corpo no meio de uma balada chique, com roupas de grife e pessoas ricas a sua volta. Algo certamente deu errado e sua primeira reação é querer ir a Prime Destinations, mas algo a impede quase que imediatamente: uma voz em sua cabeça diz que se ela voltar estará correndo um grande risco de vida.
E é então que a ação começa. Callie tem oscilações de consciência com Helena, sua inquilina, existe um grande perigo a rondando e ela não pode dizer a ninguém e, pelo que tudo indica, Helena pode estar planejando um homicídio.

"Será que a Cinderela chegara a cogitar a possibilidade de confessar a verdade para o príncipe na noite em que se divertira com o belo vestido de baile? Será que chegara a pensar em dizer que, ah, por falar nisso, Príncipe, a carruagem não é minha, sou apenas uma criada suja e descalça e essa aparência não vai durar muito tempo? Não. Ela tinha aproveitado cada momento.
E fora embora discretamente depois da meia-noite." - Página 114

Enquanto lia Starter, cheia de expectativas por sinal os livros “A hospedeira”, “Estilhaça-me”, “Cinderela”, “Jogos Vorazes”, entre outros, iam aparecendo como flashs em minha cabeça. E não tenho receio em dizer que com certeza esses foram os ingredientes para a receita do livro. Quando vocês lerem poderão confirmar isso por si próprios e me dizer que não é coisa minha que tenho lido muita distopia esse ano.
Em muitos momentos fiquei confusa em meio a história e culpo a Lissa Price por isso. Ela não desenvolve muita coisa durante o enredo, e deixa detalhes importantes de lado. Os vários personagens também chegam a deixar a gente perdido pra lembrar quem é quem em meio a tantos problemas.
Um dos pontos que me deixou meio intrigada foi o fato de os Enders proibirem Starters menores de 19 anos de trabalharem, mas pensem comigo, pessoas podres de ricas, que não tem mais o que fazer, que podem viver cerca de 200 anos, não usariam jovens órfãos para uma mão-de-obra barata? Sim, o livro tem uma critica social por trás de toda a confusão, mas em minha humilde opinião pessoas muito ricas não gostam de gastar de dinheiro com coisas assim, e para eles seria um lucro ter esses “escravos” trabalhando para eles.
E pra mim também não rola essa história de velhinhos quererem ir para baladas pegar todos e depois sair pra pular de bungee jumping. A fala sério, não tá na idade de jogar bingo? Eu sei que é um exemplo idiota, mas isso realmente não convence na história.
Como eu havia dito, existem muitos personagens envolvidos na trama, e os que eu senti mais falta eram o Michael e o Tyler. Eles poderiam ter uma grande história em meio à vida da Callie e não seria preciso um conto separado.
A história prende realmente quando está próxima do final, onde tudo o que você não esperava acontece. E é ai que o livro me surpreendeu. Fiquei sem acreditar no que estava acontecendo e JAMAIS teria pensado naquelas coisas. Depois da minha leitura, eu e a minha irmã ficamos debatendo algumas questões do livro e chegamos a conclusão de que não dá pra saber o que vai acontecer no livro “Enders”, então ó jeito é esperar e torcer para que Lissa Price desenvolva melhor o segundo livro que tem grandes chances de ser bem elaborado.
Aproposito, a obra virará filme.

Série “Starters and Enders“:
0,5 – O retrato de uma Starter (2012 – português)
1 – Starters (2012 – português)
1,25 – Portrait of a Marshal: The 2nd Unhidden Story (2012 – inglês)
1,5 – The 3rd Unhidden Story (9/10/2012 – inglês)
2 – Enders (11/12/2012 – inglês)

Na falta de 3,5 Nyans, vou dar 4 Nyans para o livro!

- Resenha por Bia Silaman


9 comentários:

  1. Ah que pena Bianca que o livro não supriu totalmente suas expectativas...
    De toda forma, adorei sua resenha, e concordo plenamente quanto ao bingo kkk Não é uma questão de corpo apenas, é uma questão de mente. Cientificamente falando, ao longo dos anos, nossas mentes são preenchidas com as memórias e ao final de nossas vidas ela já está gasta, por isso os velhos tem tanta necessidade de sossego... Acho que mesmo com um corpo jovem a consciência velha ainda valeria né?
    :)
    Novamente parabenizo-lhe pela maravilhosa resenha!
    Grande abraço!
    Até mais...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    P.S.: Menina, estou precisando falar com você! Depois chama lá no MSN viu? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Gih!

      Então, estou com um probleminha na minha internet (de novo), assim que eu conseguir entrar no msn a gente conversa! *-*

      Um beijo

      Excluir
  2. Por que será que esses livros que tem continuação só te prendem no final? :/ Só pra você ficar morrendo pela continuação. UHASHAU

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Li sua resenha por cima, porque quando quero ler um livro gosto de ser surpreendida u.u HAUHAUHA. Mas se a nota foi quatro, então gostou? Pelo menos um pouco né? HAUAHUHA.
    Adoro distopia e esse livro com certeza vai entrar pra minha listinha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. ahauHAUAHAUS Parece ser um livro interessante, afinal! Ótima resenha!

    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus... Eu criei uma resistencia enorme pra nao comprar nem ler esse livro.. Mas cada resenha que leio me deixa curiosa... Mesmo que essa capa me assuste, eu comecei a manifestar um pequeno interesse rsrsrs Mas ainda não chegou lá.

    Saber que a história só prende mesmo perto do fim foi mais uma coisa que contribuiu pra eu esperar um pouco mais ahaha

    Bjokas e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito curiosa com esse livro, principalmente com essas surpresas do final!
    Eu quero muito ler!
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. voce sabe quando lança o segundo livro?

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada