28 agosto, 2012

Maldosas – Pretty Little Liars #1 – Sara Shepard

Nunca confie numa menina bonita que esconde um horrível segredo.

Era uma vez a perfeita e ensolarada cidade Rosewood, Pensilvânia, onde vivia Hanna Marin, a menina gordinha e insegura; Spencer Hastings, extremamente perfeccionista e que está sempre disputando com a irmã Melissa pela atenção dos pais; Emily Fields, uma nadadora talentosa e filha certinha; e Aria Montgomery, deslocada e estranha, que não se encaixa nos padrões de Rosewood. Quatro garotas que aparentemente não tem nada incomum, a não ser o fato de terem sido escolhidas para serem as melhores amigas de Alison DiLaurentis, a típica garota invejada, odiada e adorada por todos, aquela que dita moda,  que diz quem é ‘in’ e quem é um completo ‘fracassado’. A garota que pode fazer você se sentir a pessoa mais especial do mundo, mas pode te humilhar da maneira mais cruel, só por diversão. E nem mesmo as melhores amigas de Ali escapavam do jogo doentio de ameaças da garota, que não se importa de usar os segredos de cada uma, contra elas. Mas tudo bem, esse era um pequeno preço a se pagar para ser amiga de Ali DiLaurentis.
Uma noite antes das tão sonhadas férias de verão, entre sétimo e o oitavo ano, o mais inesperado acontece: Ali D. desaparece sem deixar rastros e nunca mais é encontrada. Aos poucos Aria, Emily, Hanna e Spencer vão parando de se falar e apesar de sentirem falta de Alison, as quatro também se sentem aliviadas, junto com Ali desapareceram todos os segredos que ninguém nunca deveria saber, inclusive a ‘Coisa com Jenna’ que aconteceu no sexto ano.

"Claro, Alison era Alison. Ela era o ombro onde chorar as mágoas, a única que você gostaria de ver ligando para o seu pretê para saber como ele se sentia sobre você, assim como também era dela a palavra final sobre se o seu novo jeans fazia sua bunda parecer maior. Mas as meninas também tinham medo dela. Ali sabia mais sobre elas do que qualquer outra pessoa, incluindo as coisas ruins que queriam enterrar – como um corpo. Era horrível pensar que Ali podia estar morta, mas... se estava, pelo menos seus segredos estariam seguros.” – página 24.

Três anos se passaram e as meninas seguiram em frente. Hanna emagreceu de forma não tão saudável assim, reinventou o próprio estilo e junto com Mona – sua nova melhor amiga – é a garota mais popular do colégio Rosewood Day. Aria acaba de voltar com a família para Rosewood, depois de ter morado os últimos anos na Islândia, muito mais confiante, ela acaba atraindo a atenção de um cara mais velho, que é nada mais nada menos que seu professor de inglês. Emily se esforça para atender a todas as expectativas dos pais, que querem que ela consiga uma bolsa para a universidade através da natação, além de compartilhar uma amizade muito especial com a nova vizinha Maya, que acaba de se mudar para a antiga casa dos DiLaurentis. E Spencer continua na mesma competição para superar Melissa, e mantém o antigo costume de se tornar próxima demais dos namorados da irmã.
E como dizem, velhos hábitos nunca morrem, Spencer, Emily, Hanna e Aria continuam mentindo para saírem ilesas de algumas situações, porém elas começam a receber mensagens de celular, bilhetinhos e e-mails de alguém que se auto-intitula ‘A’ e aparentemente sabe de todos os segredos delas, inclusive aqueles que apenas Alison sabia. Será que Ali esta de volta e esse é apenas mais um dos seus joguinhos? Ou alguém vem vigiando cada passo delas?

Descrito como uma mistura de Gossip Girl, Eu Sei O Que Você Fez No Verão Passado e Desperate Housewives, a série de doze livros e mais um extra – dos quais oito foram lançados no Brasil pela editora Rocco – escrito por Sara Sherpad é um drama adolescente com uma pitada de mistério, que deu tão certo que ganhou uma adaptação para a TV pelo canal americano ABC Family – que aqui teve sua primeira temporada exibida pelo Boomerang e foi confirmada para estrear no SBT em Setembro desse ano.
Narrado em terceira pessoa, cada capítulo tem um foco maior em uma das protagonistas, o que me fazia sempre querer chegar aos capítulos de Spencer e Hanna, que são minhas personagens favoritas. Apesar de muitos dos segredos e dilemas tratados no livro parecerem um tanto bobos e fúteis, essa é uma leitura que prende do começo ao fim, cheia de referências à cultura pop, marca de roupas e maquiagem, já bem característico desse tipo de livro.
Neste primeiro volume, a autora se preocupa bastante em definir a personalidade de cada personagem, e o controle que Alison exercia sobre cada uma das garotas, porém quem rouba mesmo a cena é A, que acrescenta ironia e humor negro a história, o que faz com que apesar da capa, do título e da temática esse seja um livro não só para meninas mas para meninos também.
Para quem já leu os livros, veja a série. E aqueles que assistem à série e tem preconceito com os livros por acharem que é a mesma história, estão enganados, a adaptação por ser apenas baseada deixa muitos detalhes de lado, garanto que ninguém vai se arrepender ao ler os livros.

4 Nyans para o livro.

- Por Vanessa Freitas.

5 comentários:

  1. estou looooooouca pra ler esta serie!
    amei a resenha!
    só em deixou mais looooouca ainda hahaha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. é uma serie q nao está na minha lista ainda, apesar de ja ver mt gente falando bem dela
    mas gente tenho quase 500 livros pra ler hauahus

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Muito em breve pretendo ler Pretty Little Liars. Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de começar a ler Pretty Little Liars *-*
    Já acompanho há um tempo a série de TV, e parece que os livros não perdem no aspecto de qualidade e boa trama ♥
    ótima indicação, e ótima resenha viu?
    Sucesso SEMPRE, estou seguindo o Blog com o maior prazer, beeijo ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. AInda nao li nenhum livro dessa série, nem o seriado nunca vi

    Ainda não me despertou aquela curiosidade e vontade louca, sabe?
    Mas gostei da resenha. Parece ser muito legal a historia! Dessa mistura só assistia Desperate Housewives e gostava muto *-*

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário, dicas e criticas para que possamos melhorar cada vez mais...
Obrigada